quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Exposição no Paço Alfândega lembra as vítimas do Holocausto

Mostra traz o relato da vinda daqueles que formaram a atual comunidade judaica pernambucana a partir de fotos, cartas, diários e depoimentos.

Mostra traz o relato da vinda daqueles que formaram a atual comunidade judaica pernambucana a partir de fotos, cartas, diários e depoimentosNesta quinta-feira (27) é celebrado o Dia Mundial da Lembrança do Holocausto, instituído pelas Nações Unidas para que a humanidade não esqueça o horror causado pelo racismo e intolerância. É neste espírito que o Paço Alfândega inaugura a exposição “Das Aldeias Europeias à Vida Urbana do Recife”, uma homenagem aos judeus que aportaram no Recife. A entrada é gratuita.

A mostra traz o relato da vinda daqueles que formaram a atual comunidade judaica pernambucana a partir de fotos, cartas, diários, depoimentos e documentos raros. Ela se divide em três etapas: vida na Europa, a migração para o Brasil e o desenvolvimento das atividades depois da chegada a Pernambuco.

A professora Tania Neumann Kaufman, curadora da exposição, afirma que o objetivo é “dar voz e espaço às vítimas do Holocausto e aos sobreviventes que fundaram a comunidade judaica no Recife". A abertura da exibição acontece nesta quinta-feira (27), às 19h. As atrações serão recital de música judaica com a cantora lírica Geny Katz e o “Lechaim” - o brinde judaico à vida.

A exposição estava em cartaz na Sinagoga Kahal Zur Israel, localizada no bairro do Recife. Segundo a curadora, "a exposição foi concebida para contar, a partir de uma estética museológica, levando ao público conhecimentos gerais e específicos sobre as duas grandes guerras do século XX, que impulsionaram as migrações”.

Serviço

Das Aldeias Europeias à Vida Urbana do Recife
De 27 de janeiro a 03 de fevereiro de 2011
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados das 12h às 21h.
Local: Paço Alfândega ? 1° piso ? Praça Central. Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife.
Abertura: nesta quinta-feira (27), às 19h.
Entrada franca


Foto: divulgação 
Fonte: JCOnline

Nenhum comentário: