quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Festival de Brasília começa nesta terça com tributo a Reichenbach

Amor? filme  
Julia Lemmertz em cena do longa 'Amor?', que
participa da competição (Foto: Divulgação)
O 43º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro começa nesta terça-feira (23) com uma homenagem ao diretor Carlos Reichenbach. O evento será aberto com a exibição do filme “Líliam M – Relatório confidencial”, produzido por Reichenbach em 1974, em cópia restaurada, somente para convidados. O curta inédito “50 anos em 5”, de José Eduardo Belmonte (de “Se nada mais der certo”), também participa da cerimônia de abertura.

Este ano, o festival apresenta seis longas-metragens, 12 curtas-metragens em 35mm e 22 curtas e médias-metragens digitais em competição. Entre os longas que disputam o Candango de melhor filme, no valor de R$ 80 mil, estão os novos trabalhos dos diretores João Jardim (de “Janela da alma”) e Eryk Rocha (de “Pachamama”), que lançam “Amor?” e “Transeunte”, respectivamente. O primeiro é uma mistura de documentário e ficção que reúne Julia Lemmertz, Lilia Cabral e Eduardo Moskovis no elenco. Já “Transeunte” mostra o cotidiano de um aposentado que vaga pelas ruas do Rio de Janeiro.

Também concorrem “A alegria”, da dupla Felipe Bragança e Marina Meliande, premiada no Festival de Tiradentes, “Os residentes”, segunda produção do crítico de cinema Tiago Mata Machado, “O céu sobre os ombros”, longa de estreia do mineiro Sérgio Borges, e “Vigias”, do brasiliense radicado em Recife Marcelo Lordello.

PremiaçãoNo dia 30, data do encerramento, serão conhecidos os vencedores da 43ª edição do evento, com exibição do longa "Os deuses e os mortos", de Ruy Guerra, em sessão também restrita a convidados.

O júri da mostra competitiva de filmes em 35mm (longas e curtas) será formado por Ana Miranda (romancista), André Brasil (pesquisador de Comunicação e Cinema), Anna Muylaert (roteirista e diretora), Antonio Carlos da Fontoura (produtor, escritor e diretor), Bidô Galvão (atriz), Erik de Castro, (diretor) e Kleber Mendonça (crítico de cinema, diretor e roteirista). Já o júri da mostra de filmes em digital terá André Miranda (diretor), Anna Azevedo (diretora) e Suzy Capó (distribuidora).

A programação detalhada, com todas as reprises e atividades paralelas, pode ser acessada nos sites www.festbrasilia.com.br.

Fonte: G1

Nenhum comentário: