segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Feira atrai grandes ilustradores do Brasil

A artista Ana Terra, em um encontro de contação de histórias

Em uma exposição que reuniu os maiores ilustradores infantis do país, a 7ª Traçando História, a artista Ana Terra foi um talento que saiu das oficinas de desenho e caiu nas páginas dos livros.
Ao lado de Ana Terra (foto), nas paredes, estão nomes de peso da ilustração infantil. Craques do traço como Eva Furnari (criadora da célebre Bruxinha, que nasceu na Folhinha), Angela-Lago e Ana Raquel, formadas com a pintura mas que se enveredaram pelas ferramentas digitais. As três são donas de prêmios Jabuti, completaram 30 anos de carreira e foram homenageadas em um espaço especial da mostra. 

A cada dois anos, o Traçando Histórias passa pela Feira do Livro de Porto Alegre, a maior do gênero na América Latina. Antes de ter esse nome, existia uma exposição menor, o Largo dos Ilustradores, com apenas fotocópias de artistas renomados. 

Já na época do Largo, o ambiente foi ideal para que Ana conhecesse técnicas de ilustração enquanto ajudava como monitora e fazia narração de histórias. "As pessoas viam meu trabalho e começavam a me incentivar. Por que você não ilustra, Ana?", conta a artista. 

Um dos maiores do ramo, o pernambucano Andre Neves, percebeu a capacidade de Ana e a ensinou a fazer um portfólio para entrar em contato com as editoras. Hoje, ela já tem quase 40 trabalhos publicados, alguns com textos próprios. 

LUCIANO BOTTINI FILHO
ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE (RS)  
Folha de SP.

Nenhum comentário: