domingo, 30 de janeiro de 2011

De Pernambuco, apenas os papangus vão à Sapucaí


Municípios de Nazaré da Mata e Abreu e Lima desistiram da participação no carnaval carioca


Estava praticamente certo a participação de Bezerros, Nazaré da Mata e Abreu e Lima no carnaval do Rio de Janeiro, através da Escola de Samba Império da Tijuca, que desenvolverá, na Sapucaí, o tema “O MUNDO EM CARNAVAL - UM OLHAR SOBRE A CULTURA DOS POVOS".

Do Estado de Pernambuco, três manifestações culturais: papangus, ciranda e maracatu; acabaram chamando a atenção do carnavalesco, Silvério Luzardo, que veio ao Estado algumas vezes acompanhar o desenrolar dos trabalhos.
Luzardo dependia de algumas intenções por parte dos governos municipais, objetivando, por exemplo, o desenvolvimento do enredo, que citaria as respectivas culturas. Como os municípios de Nazaré da Mata e Abreu e Lima não cumpriram com os prazos, alegando dificuldades financeiras, a Escola não pode atropelar o cronômetro.

Restou apenas a Bezerros cumprir com a tarefa, que foi a de recrutar cem integrantes para o desfile na Sapucaí, além de confeccionar os adereços. Segundo Valquíria Lizandra, Secretária de Turismo, a procura das pessoas para a participação foi tão espontânea, que cada carnavalesco custeará sua própria viagem até o Rio de Janeiro, o que acabou representando uma economia para a prefeitura, que passou a investir mais nas fantasias e no carro alegórico.

Já Roberval Lima, diretor de Cultura de Bezerros, destacou que muitos integrantes se organizaram em pacotes de viagens, o que barateou os custos. Ele lembra que a demanda só não foi maior, porque houve pouca divulgação. E como a vontade do bezerrense em pisar o pé na Sapucaí é tamanha, já há uma convocatória para um ensaio inicial, programado para o próximo dia 05/02, no CEMAIC, às 15h.
(Portal Bezerros Hoje).
 

Nenhum comentário: