sábado, 18 de dezembro de 2010

Bolshoi via satélite no Recife: cinema transmite, ao vivo de Moscou, O quebra-nozes

Espetáculo de Marius Petipá tem música original de Tchaikovsky 
Assistir a uma apresentação do Ballet Bolshoi é um privilégio. Bailarinos excepcionais que têm o dom de mostrar a fina flor do repertório clássico sobre sapatilhas. Faz muito tempo que a companhia russa não vem ao Recife, então a exibição do balé O quebra-nozes que a sala 3 do cinema UCI Ribeiro do Shopping Recife faz neste domingo (19) é programa imperdível para os apreciadores da dança.

O projeto é inédito na cidade. A partir das 13h, 12 salas de cinema de todo o Brasil vão transmitir ao vivo, via satélite direto de Moscou, a peça. É a abertura da temporada dos balés do Bolshoi. Através e uma tela, diferentemente de nos palcos, mas em alta definição.

O quebra-nozes é o mais famoso espetáculo natalino. Conta a história da menina Maria que, na festa de Natal, recebe de seu padrinho um boneco quebra-nozes em forma de soldado que a faz viajar por um fantástico mundo dos sonhos, onde ratos, fadas e doces se encontram.

São 135 minutos de balé, divididos em dois atos. Antes e no intervalo da transmissão, a diretora artísica da Company Ballet de Porto Alegre, Marcia Leite, faz comentários sobre a peça datada de 1892. A coreografia do Bolshoi é de Yuri Grigorovitch (feita em 1966) a partir de original de Marius Petipa, e com trilha sonora de Tchaikovsky.

O projeto volta às salas do Recife no dia 23 de janeiro, com exibição do programa duplo com Class Concert e Giselle, dia 23 de janeiro; Don Quixote, 6 de março; e Coppelia, dia 29 de maio. Também em 2011, o Ballet da Ópera Nacional de Paris terá seus espetáculos exibidos diretamente da capital francesa em cinemas do Brasil: dia 8 de fevereiro, com Calígula; e 9 de julho, com Les Enfant Du Paradis (As Crianças do Paraíso).

Serviço

Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia), á venda na bilheteria do cinema e pelo site www.ucicinemas.com.br

Fonte: JC Online

Nenhum comentário: