terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Preparativos: o Carnaval de Vitória e suas ornamentações.

Num desses carnavais, não lembro quando, estive pelas bandas do município de Bezerros, terra dos Papangus, no agreste pernambucano, e lá, fiquei impressionado como as pessoas se envolviam de fato, com a cultura peculiar daquela cidade. As casas eram ornamentadas com máscaras carnavalescas e outros adereços. E a população, receptiva e devidamente fantasiada, brincava em frente as suas portas como numa perfeita comunhão com os que por ali passavam. Imagino que nossa querida Vitória de Santo Antão, já tivesse experimentado momentos como esses. Um passado por muitos, definido como “saudosos carnavais”, eternizado apenas pela memória de alguns e por escritos de cronistas daquela época.

MAS, passando pela Praça Leão Coroado, me deparei com a Estação Ferroviária iluminada e com uma bela ornamentação. Vitória já começa a respirar ares dos antigos carnavais. Parei e claro, registrei aquela bela cena por mim nunca vista em Vitória, com aquela vontade de compartilhar com vocês.




Curioso, fui procurar como estavam os preparativos para transformar a nossa cidade em uma Vitória digna da nossa rica cultura popular. Conversamos então, com o alegorista Deusdedith da Mata, um dos responsáveis pela execução da ornamentação de nossa cidade, para as festas de momo. Confira algumas fotos:


Confira os vídeos abaixo.


3 comentários:

Eduardo Álvares disse...

Arquiles mais uma vez meus parabéns!!!

Estou encantado com a seqüência de reportagens q vc está fazendo sobre o nosso verdadeiro carnaval Vitoriense e mostra pessoas como o seu Francisco dos Santos que nos honra com seus mais de 25 anos de dedicação ao nosso carnaval.
Parabens

Ale disse...

Tá linda a estação! Duas dúvidas:
1) A estação ainda é ativa?
2) Apenas a estação está ornamentada?

Valeu!

Arquiles Petrus disse...

Obrigado Eduardo.

Alexandra, a Estação Ferroviária, hoje funciona como um Centro Cultural, desenvolvendo atividades relacionadas as artes.

Quanto ao segundo questionamento, não. Quando o Post foi escrito, apenas a estação encontrava-se ornamentada, mas, de ontem pra hoje (sexta-feira), praças e avenidas de toda a cidade foram belamente ornamentadas. Estarei tirando algumas fotos neste fim de semana, e postarei por aqui.

Abraços!